segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Agência do Trabalhador: 212 deficientes colocados no mercado em julho

Trabalhadores que possuem deficiência e querem se inserir no mercado podem contar com o Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência, coordenado pela Secretaria estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social. Os interessados devem procurar a Agência do Trabalhador para fazer o cadastro.

“O Programa é pioneiro no País, um trabalho realizado muito antes de existir a Lei de cotas. Trabalhamos com a capacidade das pessoas, com a eficiência. A diferença do Paraná em relação a outros Estados é o controle pós contratação, que a Secretaria realiza. Não basta preencher as cotas com rotatividade, e sim tornar o trabalhador deficiente um profissional efetivo e capacitado”, afirmou o secretário Tércio Albuquerque.

Para o coordenador do Programa, José Simão Stczaukoski, o resultado da intermediação poderia ser ainda melhor se as empresas acreditarem mais no profissional com deficiência. “Temos ainda muitas vagas disponíveis, mas falta qualificação do trabalhador e também responsabilidade de algumas empresas no cumprimento da lei”.

De acordo com dados do Ministério do Trabalho, dos 240,4 mil cargos ocupados por estes trabalhadores no Brasil, 50,8% são pessoas com deficiência física. Com problemas auditivos são 28,2%; visual (2,9%); mental ou intelectual (2,4%); múltipla (1,7%); e reabilitados (14%).

Dados da Secretaria apontam que apenas 4,1% dos deficientes possuem real condição de entrar no mercado de trabalho. “Os deficientes totalizam 14,5% da população geral produtiva, sendo que 10,4% ou não possuem condições de inserção no mercado de trabalho ou são consideradas inválidas e já assistidas pelo INSS”, explica José Simão.

ACUMULADO - No período de janeiro de 2008 até junho de 2010 foram disponibilizadas 16.940 vagas no Paraná. O total de trabalhadores com deficiência inscritos nesse período foi 7.434 e, destes, 5.307 foram colocados no mercado de trabalho efetivamente (71.38%).

fonte: SETP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.