quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Perguntas e respostas sobre o IVH

Tire dúvidas sobre o Índice de Valores Humanos, que avalia
valores fundamentais para o desenvolvimento humano
Reprodução
Leia o estudo
Versão inicial do RDH Brasil 2009/2010
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1) O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) indica o grau de desenvolvimento de uma localidade. O IVH (Índice de Valores Humanos) indica o quê?

O IVH traz relatos de vivências nas quais os valores têm um papel-chave para o desenvolvimento humano. Pode-se dizer que ele trata do grau de respeito a valores na saúde, na educação e no trabalho — que espelham as áreas privilegiadas pelo IDH (longevidade, educação e renda).

2) Quais as principais diferenças entre o IDH e o IVH?

O IDH capta resultados: expectativa de vida das pessoas, renda ou Produto Interno Bruto (PIB) per capita, alfabetização e matrículas nas escolas. O IVH trata de aspectos mais qualitativos do desenvolvimento. Especificamente, detecta alguns processos que levam a um pior ou melhor IDH. Nesse sentido, são índices complementares. Além disso, o IDH trata de números que são muito importantes, mas que não dizem diretamente respeito à realidade de cada indivíduo. Uma taxa de alfabetização de 90% é um dado abstrato para a maioria dos brasileiros. Já o IVH não é um indicador só para governos: ele aborda experiências vividas pelas pessoas cotidianamente: esperar por uma consulta ao médico, prazer ou sofrimento no trabalho, vivências de valores nas escolas...

3) Por que o IVH leva em conta saúde, educação e trabalho?

Porque essas são áreas que os brasileiros consideram importantes, como mostrou a pesquisa Perfil dos Valores dos Brasileiros, uma das etapas do Relatório de Desenvolvimento Humano Brasil (RDH) 2009/2010. E também porque ele se inspira no IDH, que abrange dimensões similares.

4) Como o IVH é calculado?

Cada uma das três dimensões do IVH varia de 0 a 1. Para obter o IVH, somam-se as dimensões e divide-se por três. O resultado também vai variar de 0 a 1 — quanto mais próximo de 1, maior a indicação de que as experiências são melhores, de que possuem mais valores.

5) O que é considerado em saúde?

A dimensão de saúde do IVH, chamada IVH-S, enfatiza os valores de respeito. Esse indicador sintetiza a percepção dos brasileiros em relação: 1) ao tempo de espera para atendimento médico ou hospitalar; 2) à facilidade ou dificuldade de compreensão da linguagem usada pelos profissionais de saúde; e 3) ao interesse que a equipe médica tem pelo paciente. Para cada questão apresentada aos entrevistados havia quatro possibilidades de resposta. Essas respostas são colocadas em uma escala de 0 a 1, de modo que 1 representa o melhor relato de vivências de saúde e zero, o pior. O Índice de Valores Humanos–Saúde equivale ao valor médio obtido nos três pontos abordados.

6) O que é considerado em trabalho?

A dimensão de trabalho do IVH (IVH-T) destaca valores de liberdade e reciprocidade. É baseada em um questionário que apresenta 32 experiências no trabalho — 17 relacionadas ao prazer (liberdade com a chefia para negociar o que precisa, orgulho do que faz, realização profissional, solidariedade entre os colegas etc.) e 15 ao sofrimento (estresse, insatisfação, falta de reconhecimento, discriminação etc.).

O valor do índice é baseado no número de vezes (de zero a mais de seis) em que o trabalhador experimentou essas vivências nos seis meses anteriores à aplicação do questionário, ou no último emprego, caso a pessoa esteja desempregada.

Para cada experiência de prazer mencionada, foi atribuído um valor de 0 a 6 (assim, se uma pessoa se sentiu reconhecida por seu trabalho cinco vezes, essa resposta recebeu valor 5). Depois, foi feita uma média das 17 situações de prazer. Para cada menção ligada a experiências de sofrimento, foi atribuído um valor de 0 a -6. Se o pesquisado sentiu-se sobrecarregado quatro vezes, por exemplo, essa resposta recebeu valor -4. Também foi feita uma média das 15 vivências negativas.

O IVH-T é calculado de acordo com o tipo de vivência predominante. Quando o número de vivências de prazer no trabalho é superior ao de sofrimento, o IVH-T é igual a 1. Quando há mais experiências de sofrimento, o IVH-T é igual a 0.

7) O que é considerado em educação?

No caso da educação, sublinham-se os valores de convivência. O subíndice dessa área (IVH-E) mescla avaliações sobre os valores que os entrevistados atribuem ao ensino, aos alunos e aos professores.

O primeiro componente averiguou se as famílias consideram mais importante, na formação escolar, aquisição de conhecimento para: a) ser uma boa pessoa; b) ser um bom cidadão; c) ter uma boa vida; ou d) conseguir um emprego. As respostas a e b representam conhecimentos que geram maiores benefícios públicos, enquanto as repostas c e d representam maiores benefícios individuais. Desse modo, foram atribuídos valores de 1 a 4 para as opções de resposta, sendo o valor 4 para a opção a, 3 para b, 2 para a opção c e 1 para a opção d.

Outro componente do IVH-E é formado a partir de respostas de todos os entrevistados com a opinião deles sobre os alunos (se têm interesse pelos estudos; respeito pelos professores; tolerância com os colegas; responsabilidade com as tarefas escolares; liberdade para expressar suas idéias; honestidade). Para cada um desses aspectos foram atribuídos valores de acordo com a frequência em que são observados: 5 se esses pontos são sempre observados; 4 se freqüentemente; 3 se às vezes; 2 se raramente; e 1 caso esses pontos nunca sejam observados. A média de frequências dos 6 aspectos compõe o indicador de valores dos alunos no IVH-E.

O componente relacionado aos professores é similar. Foram também captadas as opiniões dos entrevistados sobre seis aspectos relacionados aos docentes (interesse pelos alunos; respeito aos alunos; tolerância com os pais dos alunos; responsabilidade com o planejamento das aulas; liberdade para expressar suas idéias; honestidade). O sistema de pontuação, entre 5 e 1, é igual ao do item anterior, para cada um dos seis aspectos.

O valor final do IVH-E na dimensão de educação é calculado a partir da combinação dos indicadores relacionados a famílias, alunos e professores. Cada um desses indicadores foi transformado em uma escala de 0 a 1, de modo que, quanto maior for o indicador, melhor a será avaliação dos valores relacionados à educação. A soma desses indicadores, dividida por três, resulta no IVH-E.

8) De onde vêm os dados do IVH?

De uma pesquisa de campo feita pelo RDH em parceria com o Instituto Paulo Montenegro/Ibope em janeiro e fevereiro deste ano com 2.002 pessoas, em 148 municípios de 24 unidades da Federação. Foram aproveitados 1.887 questionários.

9) Uma pesquisa por amostragem tem confiabilidade suficiente para refletir os valores dos brasileiros?

Sim. Valores são diversos, mas quando falamos de valores para o desenvolvimento é correto sugerir que muitos problemas que vivemos, para cuja solução os valores tornam-se fundamentais, são, de algum modo, comuns. Isso é o que garante que possamos dizer que a vida no mundo do trabalho e a provisão de alguns bens públicos devem seguir padrões mínimos de valores. A amostra usada na pesquisa é suficiente para obter resultados confiáveis para o Brasil como um todo, as cinco grandes regiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) e algumas unidades da Federação.

10) Não é um problema os números do IVH serem baseados na opinião das pessoas?

Um dos pilares do conceito de desenvolvimento humano é o de que as pessoas devem ser agentes de seu próprio desenvolvimento. São elas que vivem o desenvolvimento, e, portanto, estão em condições de falar e tratar dos problemas e desafios que as afligem. O IVH incorpora essa visão de que as pessoas são o centro do desenvolvimento, dando a elas a avaliação sobre os valores que julgam importantes. Alguns estudiosos consideram que indivíduos mais pobres ou com menos escolaridade tendem a ser mais “conformistas” na avaliação de suas próprias condições — é o que se chama, no jargão do setor, de “preferência adaptativa”. Os resultados do IVH mostram o contrário: essas pessoas não indicaram que tudo está bem. Pelo contrário, confirmaram a hipótese de que a pobreza e a exclusão impõem penalidades dobradas a elas.

11) O IVH será divulgado todo ano?

Isso inda não está definido. Pode-se dizer que o IVH é um processo em construção, como todo indicador inovador. O futuro do índice vai depender, em boa parte, do modo como for apropriado pela sociedade brasileira nos próximos meses.

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