terça-feira, 31 de agosto de 2010

Discurso sobre o colonialismo

Escrito por Duarte Pereira

A editora catarinense Letras Contemporâneas acaba de publicar o ensaio do poeta, historiador e militante antilhano negro Aimé Césaire, ‘Discurso sobre o colonialismo’, em tradução do professor Anísio Garcez Homem e com apresentação do advogado paranaense Cláudio Antonio Ribeiro.

Escrito na primeira década posterior à Segunda Guerra Mundial, quando se intensificava a luta pela emancipação das colônias européias na Ásia, na África, no Oriente Médio e nas Antilhas, o ensaio poderia parecer desatualizado. Com a vitória da maioria dessas lutas emancipadoras, a dominação colonial e direta deixou de ser a principal forma de opressão nacional, embora ainda persista até mesmo em nossa fronteira amazônica com a permanência da Guiana Francesa, ou na proximidade marítima da Argentina com a ocupação das Ilhas Malvinas reafirmada pela Grã-Bretanha.

É indiscutível, porém, que a opressão imperialista assumiu novas configurações nas últimas décadas do século XX, privilegiando formas dissimuladas de domínio indireto, através da dependência econômica e financeira, das pressões diplomáticas e militares, da invasão cultural e tecnológica e da aliança com frações das classes dominantes locais.

Apesar dessa mudança na forma principal da dominação imperialista, com o trânsito do colonialismo para o neocolonialismo, a denúncia erudita e indignada de Aimé Césaire lida com a atenção que merece, conserva sua terrível atualidade. Oferece, inclusive, uma perspectiva iluminadora para a compreensão de tragédias recentes, como as invasões do Iraque e do Afeganistão, a nova cruzada contra as nações árabes e islâmicas ou a ocupação e devastação do Haiti – neste caso com a participação brasileira. Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.