quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Evento celebra cumprimento de ODM no PR

Movimento Nós Podemos Paraná realiza congresso em Curitiba para destacar cumprimento estadual de metas da ONU e focar municípios

Fonte: Nós Podemos Paraná/Divulgação
3º Congresso Nós Podemos Paraná
Onde: CIETEP - Avenida Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - Curitiba (PR)
Quando: De 17 a 19 de agosto
Leia também
Encontro divulga iniciativas pró-ODM no PR

Sete estados atingem ODM contra a pobreza

ODM: o que Brasil já fez e o que falta fazer
DANIELLE BRANT
da PrimaPagina

Para celebrar o cumprimento estadual dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que prevê ainda para este ano, o movimento Nós Podemos Paraná realiza o 3º Congresso Nós Podemos Paraná, que começa nesta terça (17) e termina na quinta (19), no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep).

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, participa da abertura do encontro, às 19h desta terça. O ministro Luiz Dulci, chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, marcará presença, por sua vez, no encerramento do congresso, na quinta, às 16h30.

Segundo o Nós Podemos Paraná, o estado será o primeiro do Brasil a cumprir todas as metas das Nações Unidas, bem antes do prazo estipulado, que expira em 2015. "O terceiro congresso é importante. Nós lançamos, quando começamos a trabalhar no movimento Nós Podemos Paraná, em 2006, um desafio para o Paraná alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio até 2010", afirma a coordenadora da entidade, Maria Aparecida Zago Udenal.

Além de apresentar os projetos que já foram implementados no estado para alcançar os ODM e apontar os avanços que ocorreram, o encontro busca pensar os desafios para os próximos cinco anos. No congresso também serão divulgadas as práticas que possibilitam ao Paraná alcançar, na média, cada um dos ODM.

Os organizadores convidaram ainda os candidatos ao governo estadual a explicar suas propostas para dar continuidade ao bom trabalho em favor das metas da ONU.

"Estamos trazendo pessoas dos diferentes municípios do Paraná. A gente vai sair com um planejamento, um roteiro de ações para serem desenvolvidas, para serem trabalhadas nos municípios, dando continuidade ao trabalho de municipalização que já fazemos neste ano de 2010", afirma a coordenadora do movimento.

Desafios

Embora o estado tenha, no geral, bons indicadores quanto às metas do milênio, alguns municípios tiveram desempenho melhor do que outros. Por isso, o movimento busca, agora, municipalizar os ODM, conforme explica Maria Aparecida. "A média não significa que todos os municípios do Paraná estão alcançando. Então, o nosso propósito agora é que todos os municípios do Paraná alcancem", afirma.

O ODM 5, que busca melhorar a saúde materna, é outro desafio no estado, que já implementou ações para alcançar esta meta. No final de 2008 foi criado o projeto Rede de Saúde da Gestante Paranaense, que elaborou planos para cumprir esse objetivo junto a instituições de ensino superior da área da saúde, organizações não governamentais do mesmo segmento e ao lado das secretarias municipais e estaduais de saúde.

No ano passado, o governo lançou o programa Nascer no Paraná: Direito à Vida, que visa reduzir o índice de mortalidade materno-infantil dos atuais 10,4 para menos de 10. "Toda a sociedade do Paraná, tanto governamental quanto a sociedade civil, já estão fazendo um esforço", ressalta a coordenadora do Nós Podemos Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.