quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Feira Internacional do Livro Cuba 2011 em marcha hoje

Havana, (Prensa Latina) A Feira Internacional do Livro Cuba 2011 começará hoje aqui no Parque Morro Cabaña com mais de 200 personalidades convidadas de 41 países, entre elas o Prêmio Nobel da Paz, Rigoberta Menchú.

Esperada a cada ano pelos leitores cubanos, em seu 20 edição renderá tributo às culturas das oito nações que integram a Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA) e o bicentenário da primeira independência da América Latina e Caribe.

Simultaneamente, homenageará o escritor e jornalista Jaime Sarusky, Prêmio Nacional de Literatura 2004, e o filósofo e historiador Fernando Martínez Heredia, Prêmio Nacional de Ciências Sociais 2006.

A festa literária se estenderá a outros 10 pontos da capital, entre estas instituições como a Casa das Américas, a Casa da ALBA Cultural, o Centro Doce María Loynaz e a Sociedade Cultural José Martí.

Além de Rigoberta Menchú, contará com figuras como as do teólogo brasileiro Frei Betto, o escritor mexicano Pablo Ignacio Taibo II, o ensayista e poeta jamaicano Keith Ellis, o narrador argentino Vicente Battista, o politólogo belga Eric Toussaint, o professor francês Herve Fischer e ministros de Cultura de várias nações.

Cerca de 160 editoras estrangeiras e nacionais estarão representadas, algumas delas habituais como O mundo dos minilivros e Os livros mais pequenos do mundo, do Peru.

Quatro milhões e meio de exemplares e 515 novidades literárias estarão em circulação na ilha durante os 25 dias da feira que, finalizada sua fase habanera, se estenderá a outras províncias para concluir em 6 de março na oriental cidade de Santiago de Cuba.

O programa acadêmico-literário contempla painéis, colóquios, mesas redondas, foros e debates com temas atuais. Um deles será o encontro de escritores jovens do continente e outro o de Vozes contra a guerra nuclear, no que participarão poetas de várias gerações.

Terá livros de todos os gêneros e para todos os gostos, com autores clássicos e outros noveles procedentes da região e outras latitudes. Os mais privilegiados serão os pequenos leitores com uma variada proposta de uns 90 títulos.

Em forma paralela, se levará a cabo um programa artístico que vai do cinema à música, com convidados como a folclorista argentina Liliana Ferreiro e o grupo estadunidense Os cegos do bairro.

Ainda que será inaugurada oficialmente hoje, a feira teve uma antecipação ontem no central Pavilhão Cuba, uma subsede destinada em especial aos jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.