quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

CHÁVEZ E A REVOLUÇÃO BOLIVARIANA - VITÓRIA ESMAGADORA NAS URNAS.


Partido do presidente Hugo Chávez ganha a eleição em 20 dos 23 Estados da Venezuela
Do blog do zé dirceu
Image
Hugo Chávez
Uma vitória indiscustível do governo Chávez na Venezuela. Sua legenda, o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), conquistou 20 dos 23 Estados do país nas eleições regionais neste fim de semana (domingo). A oposição perdeu quatro das sete unidades federadas que mantinha desde 2008.

O PSUV governará Anzoategui, Apure, Aragua, Barinas, Carabobo, Delta Amacuro, Falcón, Guárico, Mérida, Portuguesa, Sucre, Táchira, Trujillo, Vargas, Yaracuy, Zulia, Nueva Esparta y Bolívar. Já a MUD (Mesa de Unidade Democrática), aliança da oposição, manteve Lara, Miranda e Amazonas.

“O mapa da Venezuela está pintando de vermelho”, comemorou Jorge Rodríguez, chefe do camando de campanha do PSUV neste domingo. "Pela força do povo, quatro governos que estavam nas mãos da oposição foram resgatados para a gestão de Chávez”, concluiu.

Neste domingo, O PSUV abriu grande vantagem contra a oposição e obteve conquistas em regiões importantes, como o Estado de Zulia, o mais rico do país, responsável pela produção de 2/3 do petróleo da Venezuela, além de ser a maior zona eleitoral.

Vitória também em Carabobo, um dos principais centros industriais do país; e em Táchira, tradicionalmente antichavista, localizado na fronteira com a Colômbia. A oposição foi derrotada, ainda, em Nova Esparta e Monagas. Ao todo perdeu 4 dos 7 Estados que controlava.

Manteve apenas Miranda onde Henrique Capriles, opositor a Chavez nas eleições presidenciais de 7 de outubro pp., conseguiu se reeleger com 52,02% dos votos; Lara, com a reeleição também de Henri Falcón, dissidente chavista, com 56,23%; e Amazonas, com a vitória Liborio Guarulla com 56,01%.

“Vitória gigantesca para o governo”


Recomendo a vocês que leiam a cobertura das eleições feita pelo portalOpera Mundi. Lá vocês poderão acompanhar uma boa análise, como a do cientista político venezuelano Alberto Aranguibel. Para ele, o resultado das urnas de ontem foi uma “vitória gigantesca para o governo, porque conseguiu os governos de Estados estratégicos, como Zulia, pelo petróleo, Carabobo, pelas indústrias e Táchira, pelo aspecto da problemática fronteira”.

Aranguibel também avalia que " as conquistas da oposição, principalmente em Miranda, comprovam que a Venezuela não é uma ditadura e sim uma democracia ampla e profunda". Aliás, já comentamos aqui como se dá o processo eleitoral na Venezuela naquela conversa com o então embaixador Maximilien Arvelaiz, cuja releiteura recomendo sempre a vocês (leia aqui).

O que fica claro das urnas venezuelanas neste domingo é a grande vitória do partido de Chávez na Venezuela. Lá como aqui, o rumo está dado e o povo não se engana. Prova disso é que Até mesmo onde a oposição venceu, o PSUV fez 43% de votos. Clique aqui e confira os resultados e as porcentagens em cada Estado.

(Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.