segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

VIDA TERRESTRE PODE TER SURGIDO ANTES DA VIDA MARINHA

Vida terrestre pode ter surgido antes da vida marinha
Se comprovado, estudo anteciparia vida “seca” em 65 milhões de anos
foto: Wikimedia Commons
Seria o Dickinsonia costata um animal do mar ou um líquen?Foto: Wikimedia Commons
Um artigo publicado nesta quarta-feira (12), na revista científica Nature, causou polêmica no meio científico por contrariar a antiga “crença” de que um dos fósseis mais antigos de seres vivos multicelulares do planeta seria marinho. O estudo sugere que o Dickinsonia costata, que viveu no período Ediacarano, de 635 a 542 milhões de anos atrás, se trata, na verdade, de um líquen, e não de um animal do mar, como se acreditava até agora.

A afirmação, feita pelo geólogo Gregory Retallack, da Universidade de Oregon (EUA), colocaria a vida multicelular terrestre 65 milhões de anos antes da data que os pesquisadores estimavam até o momento. Estudos recentes propõem que a pedra em que foi encontrado o fóssil, em 1947, no sul da Austrália, apresenta evidências de intemperismo e composição química de um solo terrestre, semelhante ao da tundra ártica.

Segundo Retallack, a descoberta poderia transformar radicalmente a árvore da vida, pois “retiraria os fósseis Ediacaranos da ancestralidade dos animais”, uma vez que agora podem se tratar de líquens, que são a simbiose entre algas e fungos ou bactérias. De acordo com o portal Terra, em um comentário sobre o estudo o pesquisador Paul Knauth, da Escola de Exploração da Terra e do Espaço da Universidade do Arizona, disse que, se comprovada, a teoria pode indicar que a transição da vida marinha para o ambiente “seco” ocorreu muito antes do imaginado, ou até mesmo que esta passagem tenha ocorrido de forma inversa, com a vida terrestre precedendo a marinha.

Especialistas no período Ediacarano contestaram a ousada hipótese de Gregory Retallack, afirmando que há 60 anos respostas obtidas em laboratórios do mundo todo convergem para a ideia de que a origem dos fósseis é, de fato, marinha e que faltam provas por parte de Retallack para comprovar a sua hipótese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.