terça-feira, 25 de dezembro de 2012

ELEIÇÕES EM CUBA, UM PROCESSO DEMOCRÁTICO


Eleições em Cuba, um processo democrático

24 DEZ 2012 8 COMENTÁRIOS
Eleições em CubaOs cubanos escolher o 03 de fevereiro de 2013 nos 612 membros do Parlamento e os cerca de 270 mil delegados para as assembleias provinciais de Poder Popular , como continuação de um processo de "particular e profundamente democrático".
Assim, diz o decano da Faculdade de Direito daUniversidade de Havana , Juan Mendoza, que disse a Prensa Latina esclareceu duas questões importantes: como os candidatos são selecionados para preencher esses lugares, que é o seu trabalho após para ser eleito?
O especialista explicou que as nomeações para os delegados provinciais e deputados são integrados por 50 por cento por conselheiros eleitos durante as eleições parciais.
Entre outubro e novembro, foram selecionados 14 000 537 representantes para 168 assembléias municipais do Poder Popular do país, um processo que estava em seu primeiro turno, com a participação de mais de 94 por cento das pessoas elegíveis para votar.
"Esses vereadores se tornar parte do órgão de poder imediata no nível municipal, que é o centro territorial e política do país, para que se tornem protagonistas do sistema político na base da população, cidadania e sistema de governo ", disse ele.
A metade restante da sociedade civil, aplicação de folha de pagamento, de acordo com Mendoza, em comissões de candidatura composto de organizações sociais e de massa, como a Federação de Estudantes Universitários , a Central de Trabalhadores de Cuba , os Federação das Mulheres Cubanas e da National Farmers Association Pequeno .
Essas comissões, continuou o trabalho com propostas que vêm do coletivo na base e lidar com um universo extraordinário de nomes para formar as nomeações, que são aprovados pelas Assembleias Municipais do Poder Popular.
De acordo com o advogado, são os conselheiros encarregados de decidir quem vai estar na cédula de candidatos a delegados provinciais e deputados.
"Este processo garante que a nossa Assembleia Nacional é tão rico, que é a mesma coisa que um artista famoso, um atleta de alta performance, um médico, um agricultor, um trabalhador, um estudante, ou seja, representantes do mosaico mais rico da sociedade ", disse ele.
Quando o processo e define o eleito, disse Mendoza, esses delegados e deputados adquirir a responsabilidade fundamental de representar seus eleitores em vários níveis.
Neste sentido, por exemplo, "são montagens escolha responsável é tão importante quanto a dos juízes, que são aqueles que vão fazer justiça em locais diferentes", disse ele.
Um destaque para o Dean se refere aos delegados ou deputados ou colocar de lado suas carreiras, mas que combinar as duas responsabilidades, e não são pagos, ou seja, não são pagos para ocupar os assentos no Poder Popular.
Mendoza resumiu o modelo eleitoral cubano é único e tem a ver com a experiência e uma tradição que vem se consolidando no país.
"Faça perfectível? Claro. Nós estudamos mecanismos e formas de melhorar a nossa lei. Nestes tempos em que o país melhore o modelo econômico e fortalece suas instituições, um mecanismo é precisamente este: a análise da lei eleitoral para aperfeiçoar ", disse ele.
(Com informações da Prensa Latina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.