quinta-feira, 17 de junho de 2010

Fundador do PT suspende greve de fome na Câmara; Dutra continua

Camila Campanerut Do UOL Notícias
Em Brasília

Um dos fundadores do PT nacional, Manoel da Conceição, suspendeu greve de fome na noite desta quarta (16). Ele acompanhava o deputado Domingos Dutra (PT-MA), que continua com a greve. Conceição passou mal na noite de ontem (15) e foi atendido no Departamento Médico da Câmara dos Deputados, em Brasília.

O anúncio do fim da greve de fome foi feito por Dutra em sua página do Twitter: "Manoel sai temporariamente da greve de fome. Negociaçoes continuam amanhã". Conceição era acompanhado pela equipe médica da Câmara e por assessores. Há cinco dias, ambos iniciaram a greve de fome em protesto contra a intervenção do diretório nacional do partido no Maranhão.

O PT nacional decidiu apoiar a candidatura de Roseana Sarney (PMDB) ao governo do Estado e anular a decisão do diretório estadual em favor da candidatura do deputado Flávio Dino (PCdoB-MA).

José Eduardo Dutra, presidente do PT nacional, afirmou ao UOL Notícias que o apoio ao PMDB é irreversível e que não é novidade o PT do Maranhão ser rachado. “Achamos que esse tipo de mobilização [a greve de fome] foi inconsequente”, disse. “Existem filiados que apoiam outras candidaturas. O partido não é contra que deem apoio, mas a posição nacional é de que siga a aliança nacional.”

Mais cedo, Flávio Dino pediu a Manoel da Conceição que acabasse com a greve. “Ele tem 75 anos, é um herói da luta contra a ditadura, fundador do PT. Está doente, pode morrer a qualquer momento”, disse.

Manoel da Conceição foi preso, torturado e exilado durante a ditadura militar. Teve uma perna amputada porque foi alvo de tiros da polícia na época.

“Só saio daqui para o cemitério, ou se o PT suspender a decisão que tomou. Enfrentei 20 anos de ditadura, não vou enfrentar isso?”, disse o militante.

Desde sexta-feira (11), o deputado Domingos Dutra está no plenário da Câmara bebendo apenas água mineral e água de coco. Ele dorme em um colchão e usa o banheiro dos servidores da limpeza. Dutra disse que já emagreceu mais de três quilos no período. “Nunca fui de comer muito mesmo”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.