sexta-feira, 4 de junho de 2010

Zeca diz que Dilma é prioridade do PT no Estado

do paranaonline

Enquanto grande parte dos dirigentes do PT do Paraná se esforçam para garantir ao partido uma coligação para as eleições estaduais, assegurando um palanque forte para a pré-candidata a presidente da República, ex-ministra Dilma Rousseeff, e uma boa condição para Gleisi Hoffmann disputar uma vaga no Senado, o secretário de Relações Institucionais do partido no Paraná, ex-prefeito de Cruzeiro do Oeste Zeca Dirceu alerta para que o partido não deixe de lado seu principal objetivo, eleger Dilma, e aproveitar o bom momento da petista nas pesquisas para, mesmo sem ainda ter um palanque definido, fortalecer a candidatura da ex-ministra no Paraná, um dos estados em que ela ainda perde para José Serra (PSDB).

Durante muitos meses os petistas tentaram articular um palanque forte para Dilma no Paraná através de aliança com partidos da base aliada, mais especificamente com o PDT do senador Osmar Dias. Zeca Dirceu acha que o partido não tem mais tempo a perder no Estado.

“Defendo que o partido deve priorizar desde já a campanha Dilma presidente, mesmo que o quadro de alianças eleitorais no campo estadual ainda não esteja definido. Trataremos da questão das alianças com muito respeito e tranquilidade, porém sem descuidar um momento sequer da campanha presidencial”, disse Zeca, que informou já ter recebido resposta para seu apelo, com o agendamento de eventos pró-Dilma em Maringá e Paranavaí neste final de semana.

O ex-prefeito de Cruzeiro do Oeste lembrou que “o período da pré-campanha é muito rico, é quando se define os apoiadores, a estratégia, e não podemos ficar esperando isso acontecer. O partido não pode ocupar todo seu tempo só com as alianças. Temos que trabalhar com aquilo que é certo, e o que temos de certo é a pré-candidatura da Dilma”, disse. Zeca revelou, no entanto, que a ex-ministra ainda não tem previsão de visita ao Paraná.

Segundo o secretário de Relações Institucionais, o crescimento de Dilma Rousseff nas últimas pesquisas, diminuindo em nove pontos a desvantagem para Serra no Paraná, muda a estratégia do PT para o Estado.

O que é certo

Se antes o partido queria apenas diminuir o máximo possível a vantagem do tucano no Estado, compensando em outras regiões, agora já vê a possibilidade de vitória também no Paraná.

“Não vejo mais um conservadorismo exagerado no Estado, ou um perfil de eleitor diferente. O governo federal fez importantes investimentos no Paraná, como na agricultura familiar, nas novas universidades, isso credencia o PT no Paraná e, agora, vemos a Dilma com condições de vencer também aqui”, disse, afirmando que esse crescimento de Dilma também será importante para convencer Osmar Dias (PDT) a disputar o governo do Estado em coligação com o PT. “É mais um fator que com certeza ele vai avaliar. Acredito que o senador Osmar Dias será sim candidato e terá o PT com ele. E vamos manter o diálogo com o PMDB para algum entendimento, seja no primeiro ou no segundo turno”, disse Zeca Dirceu.

Ele revelou, ainda, que o PT decidiu marcar sua convenção estadual para o dia 26, quatro dias antes do final do prazo, para dar tempo a todos os partidos com quem pretende se aliar tomarem suas decisões, sem pressa e sem pressão.

“A aliança não depende só de nós. O PT tomou a posição há mais de um ano e meio, abrindo mão de três vagas na majoritária estadual, ficando com uma vaga para o Senado. Então estamos marcando a convenção para os 45 do segundo tempo, em respeito à decisão que ainda falta ser tomada pelos outros partidos, que já nos apoiam no quadro nacional”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.