quarta-feira, 23 de junho de 2010

UM GOLPE DE MESTRE

do blog do Jota Agostinho

A aliança PT/PDT/PMDB, com Osmar candidato ao governo, será anunciada nas próximas horas. Só que agora, os ítens principais já estão definidos. Pequenos detalhes serão resolvidos até as convenções dos partidos.

Cada um pode achar o que quiser do senador Osmar Dias. Afinal, ele é um homem público e, assim, sujeito a julgamentos a todo momento. Está incluído no preço de quem envereda para a política.

Para meu gosto, Osmar exagerou na dose. Até Jó, na sua santa paciência, se por cá estivesse, não suportaria tanta espectativa.

Mas, não adjetivo o senador pedetista como indeciso. Muito pelo contrário. Foi um grande estrategista.

Queira-se ou não, há que se reconhecer isso. Só os atingidos pelos tapas de luva de Osmar, não concordarão comigo.

Alguém imagina como estarão sentindo-se um Rossoni, um Beto Richa, principalmente estes dois, que foram frigidos, aos poucos, pela tática de Osmar?

Foram até o fundo do poço em sua subserviência. Dizem alguns, que Beto Richa pagou o preço por desmentir um respeitado senador da República. Teve o troco merecido.

A resposta negativa de Lupi à consulta do PDT/PR, Osmar sabia desde a convenção nacional, do dia 12 de junho. Mesmo assim, ele mandou um ofício para Brasília, no dia 17.

Este pedaço de papel foi engulido de forma indigesta pelos tucanos, na sua convenção de sábado passado. Mais um direto no fígado.

E, numa última tentativa, nestas últimas horas, num desesperado esforço, tentaram mais uma cartada: candidatura avulsa de Osmar e o PSDB com um candidato só para o senado. O tal do acordo branco. Coisa manjada.

Ora gente, Osmar tem muitos quilômetros rodados na estrada da vida política.

Não seria ingênuo de correr riscos como candidato a senador, sem estrutura, sem tempo de TV e com a contrariedade de seus companheiros de partido, candidatos a estadual e federal.

Se assim fosse, uma candidatura solo pelo PDT, na lógica mais simples, teria sentido, se fosse ao governo do estado.

Mesmo esticando o tempo até a exaustão de todos, Osmar teve do governador Pessuti o despreendimento, ao desistir da reeleição, visando um projeto maior, deixando de lado possíveis e naturais vaidades pessoais e focado no que seria melhor para o seu partido.

Quanto à sua insistência até a undécima hora para que Gleisi fosse sua vice, percebeu a tempo que um vice do PMDB era mais sensato para o grupo todo.

Com isso, saiu ileso de uma situação que poderia colocá-lo isolado, caso PT e PMDB resolvessem tocar o projeto sozinhos.

Quem arquiteta uma configuração desta, com tantos componentes e tantas variáveis, pode ser chamado de indeciso?

Para mim, foi um golpe de mestre.

Com Lula e Pessuti no palanque de Dilma, Osmar, com o vice do PMDB (ponho minhas fichas no Caíto Quintana), e ainda Gleisi e Requião para o senado, convenhamos, é uma chapa fortíssima.

O final desta história será contado pelo povo do Paraná, no próximo mês de outubro.

3 comentários:

  1. LUIZ ITAMAR LORENZI23.6.10

    EU ACHO QUE NAO PODENDO O NOSSO GRANDE GOVERNADOR ORLANDO PESSUTI QUE EM TAO POUCO TEMPO JA MOSTROU SEU TRABALHO, TEM QUE SER UMA PESSOA DO SEXO FEMENINO E O NOME MAIS INDICADO E DA PRIMEIRA DAMA DO PR ESPOSA DO GOVERNADOR, O POVO VAI ADORAR ISSO E VAMOS CONTENTAR AS MULHERES DO PARANA, A VICE TEM QUE SER A ESPOSA DO GOVERNADOR, E MAIS AI VAMOS FAZER BARBA E CABELO, COM PISSUTAO NO PALANQUE E JUNTO AO GOVERNO DE OSMAR COM CERTEZA VAMOS TER UM PARANA BEM MELHOR. EU IA VOTAR EM ORLANDO AGORA SOU MAIS ORLANDO PESSUTI AINDA POIS ESTE E O CARA

    ResponderExcluir
  2. PsychoPunk24.6.10

    festa junina na democracia!!!!

    Lula é o padre bebado, Osmar é a noiva, gleise é o noivo.
    nós somos os caipiras dançando com essa quadrilha.

    ResponderExcluir
  3. Plinio-Professor(luto)25.6.10

    hahaha. brilhante comentário do companheiro "psypunk", radical porém de uma ironia corrosiva.

    dou meu parecer.

    ResponderExcluir

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.