segunda-feira, 7 de junho de 2010

SÓLO LE PIDO A DÍOS...

por Tércio Albuquerque*

A belíssima e humanitária canção, cujo título encabeça meu artigo, reflete o sentimento que carrego comigo de forma angustiada desde os recentes trágicos acontecimentos, quando barbaramente um comando especial de tropas de elite do Estado de Israel, atacou, sem dó ou piedade, ativistas da paz que transportavam numa frotilha de seis navios com ajuda humanitária aos Palestinos sob estado de sítio na faixa de Gaza.

Nessas pequenas embarcações, toneladas de alimentos, medicamentos, cadeiras de rodas, cimento, enfim, gêneros de primeira necessidade para uma população que sofre os horrores de um bloqueio selvagem.

É bom recordar que pelos acordos de Oslo, há 17 anos, o Estado de Israel, comprometeu-se a permitir e estimular a construção de um porto em Gaza. Porto pelo qual os irmãos Palestinos pudessem importar e exportar seus produtos e o que necessitassem comprar e vender para desenvolver sua economia.

O Governo Brasileiro e a maioria da comunidade Internacional, condenou veementemente o ataque. Embaixadores Israelenses estão sendo chamados pelos quatro cantos do mundo a darem explicações.

O Presidente Lula, reiterou que na violência não encontraremos solução. O caminho da paz é o diálogo, a negociação.

Também por princípio, sou contra a violência. Defendo uma cultura de paz.

COMO DAR A OUTRA FACE, SE JÁ FUI MACHUCADO BRUTALMENTE?
Noutro trecho da bela canção, que também acima reproduzo, fico imaginando o sofrimento de mães, esposas, filhos e os sentimentos que dele advém.

Na minha Foz do Iguaçu, convivi em plenitude com os Irmãos da Comunidade Árabe. Sei do altruísmo por eles praticado. Sei do desejo de paz que carregam consigo e aqui em nossa tríplice fronteira fica claro que é possível culturas, religiões e raças interagirem com respeito, solidariedade e humanismo.

O problema, o conflito, Palestino/Israelense, está muito longe, aliás, não existe no caráter religioso como muitos oportunistas querem mostrar. Trata-se de uma questão política! Essencialmente política!

Não vamos cair na esparrela dos que querem tergiversar, jogar fumaça na questão central.

Dentro do próprio Estado de Israel, aqui na comunidade Israelense, ocorrem protestos e repúdios a violência grotesca e desnecessária praticada contra a população civil Palestina.

É possível a Paz, em meu convívio por longos anos com as comunidades diversas de Fóz, percebi e hoje tenho claro que estabelecendo o diálogo, garantindo a liberdade, o respeito as diferenças, construímos o convívio fraterno.

QUE A GUERRA NÃO ME SEJA INDIFERENTE
Especialmente em Foz, na Tríplice Fronteira, não podemos ficar indiferentes. Mais uma vez recorro a bela canção, que mais que uma simples canção, é um Hino ao sentimento humanitário. Não, não posso ficar indiferente.

Me solidarizo nessa ocasião, em triste circunstância, juntando-me ao lamento de dor de nossos irmãos Palestinos, mas crendo e lutando pela Paz.
Eu peço a Deus.

* Tércio Albuquerque foi Prefeito de Foz de Iguaçu, Deputado Estadual e atualmente é Secretario de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social

6 comentários:

  1. Lucio Alcântara8.6.10

    Parabéns Sr. Tércio pela observação.Sou comerciante na fronteira. Trabalho com todas as cores e raças, todo mundo tem direito ao seu espaço.
    Lembro sim, qdo o Senhor foi Prefeito, sempre honrou, cumpriu a palavra.
    um abraço

    ResponderExcluir
  2. Gaúcho da Fronteira8.6.10

    Que falta o Tércio faz na Foz. A Cidade hoje tá abandonada e entregue para a bandidagem, e pior, com um prefeito aliado dos comunista!

    ResponderExcluir
  3. Plinio-Professor8.6.10

    Brilhante artigo, o que diferencia politicos provincianos de homens públicos é justamente essa sensibilidade universal.

    ResponderExcluir
  4. Said8.6.10

    pela paz no oriente médio todo esforço é válido. muito obrigado Tércio.

    ResponderExcluir
  5. Internauta19599.6.10

    Pra quem achava que já não existiam verdadeiros líderes em nossa política, nos vem esse excelente artigo provar que a boa atuação pública e seu reflexo nas habilidades administratívas são marca de virtúde para certas pessoas.

    Parabéns Secretário.

    ResponderExcluir
  6. Carlos Salin10.6.10

    Gaucho

    Se o prefeito atual tivesse pelo menos um fio de cabelo comunista, com certeza nossa cidade não estaria essa grande M!

    Parabéns Tércio pelo artigo e pela postura!

    Salaam Aleikum

    ResponderExcluir

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.