quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Candidato governista abandona disputa presidencial no Haiti

O partido governista do Haiti retirou nesta quarta-feira (26) a candidatura de Jude Celestin à presidência do país. Assim, a ex-primeira-dama Mirlande Manigat e o cantor Michel Martelly disputarão o segundo turno das eleições.

A saída de Jude Celestin foi formalizada através de um comunicado divulgado pela liderança do seu partido. Apesar de a assinatura do aspirante não aparecer no documento, os líderes da sigla governista asseguraram que Celestin entendeu a situação.

No entanto, esclareceram que nem seu candidato nem eles concordam com a forma como o processo tem se desenvolvido.

A legenda aproveitou a ocasião para criticar o relatório de uma comissão de peritos da Organização dos Estados Americanos (OEA), que sugeriu deixar Celestin fora do segundo turno e colocar no seu lugar Martelly, que, de acordo com a contagem inicial, foi o terceiro na votação.

O partido chamou seus membros, simpatizantes e o povo haitiano em geral a manterem a calma e se mobilizarem para garantir a vitória de seus candidatos ao Senado e à Câmara dos Deputados.

Segundo a agência de notícias da Telesur, o segundo turno das eleições presidenciais poderá ser realizado em torno do dia 20 de março, embora o mandato do governante René Preval se encerre em 07 de fevereiro.

O senador e coordenador do partido de Clestin e Preval, Joseph Lambert, disse à Rádio Metrópole que o partido pode apoiar qualquer dos concorrentes admitidos para a segunda rodada. "Em qualquer caso, sairemos ganhando, porque o partido vencerá as eleições legislativas e o próximo presidente terá que negociar com a gente", disse ele.

De acordo com os resultados do primeiro turno das eleições, realizado em 28 de novembro, a ex-primeira dama Mirlande Manigat ficou em primeiro lugar com 31 por cento dos votos, seguida por Celestin, com 22 por cento, e pelo cantor Martelly, que atingiu os 21 por cento.

Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.