sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Garcia desiste de disputar presidência da Assembleia

paranaonline

Acabou o blefe. Depois de três semanas ensaiando uma candidatura de oposição a Valdir Rossoni (PSDB), o deputado estadual Nelson Garcia (PSDB) emitiu nota oficial ontem anunciando que não disputará a presidência da Assembleia Legislativa na próxima terça-feira, para, “em nome da unidade partidária, acompanhar a posição já anteriormente assumida de apoiar o nome do deputado Valdir Rossoni para a presidência”.

Na nota, Garcia disse que percebeu um movimento de apoio ao seu nome quando retornou de férias na semana passada e que viu o movimento crescer a ponto de viabilizar sua candidatura.

“Em respeito e consideração aos deputados que espontaneamente se uniram em torno do meu nome, procurei dialogar com diversos parlamentares, líderes partidários e, também, com o governador Beto Richa”, diz na nota.

Garcia salienta, ainda, que ouviu de Beto que o Executivo não interferiria na eleição da Assembleia, “mas ele não escondeu seu receio de que uma disputa interna pudesse comprometer a unidade partidária”.

Assim, dizendo-se sensibilizado com o apoio recebido, Garcia anunciou que pesou os prós e contras e decidiu não lançar sua candidatura no atual momento do processo, contra um companheiro de partido.

“Em nome da unidade partidária, que deve sempre prevalecer em detrimento dos interesses pessoais de seus filiados, achei por bem não disputar a eleição”, registrou.

A candidatura de Nelson Garcia foi alimentada por parlamentares e, até, ex-figurões da Assembleia Legislativa, descontentes com o tratamento recebido por Rossoni e com as nomeações feitas pelo governador Beto Richa (PSDB).

O próprio deputado nunca anunciou publicamente sua intenção de disputar. Apenas uma nota extraoficial foi divulgada por seu escritório político de Umuarama, enquanto interessados lançavam boatos sobre votos, apoios e membros da nova chapa que se anunciava.

No gabinete e arredores de Rossoni, a candidatura nunca foi levada a sério, era considerada blefe, tentativa dos descontentes de pressionar o partido, Rossoni e o governador por concessões.

Enquanto espalhava-se que Garcia já teria conquistado apoio de dissidentes do PMDB, PDT e, até da bancada do PT, nenhum deputado se manifestou publicamente favorável à nova chapa e as bancadas do PT e do PMDB fizeram o contrário, desmentiram qualquer negociação com Garcia.

Com a desistência de Nelson Garcia, Valdir Rossoni será candidato único à presidência da Assembleia, numa construção ocorrida ainda no ano passado, antes do fim das sessões legislativas.

Rossoni disputava a indicação de candidato da base de apoio a Beto Richa com Durval Amaral (DEM), num impasse resolvido pelo governador eleito. Beto nomeou Durval para a Casa Civil do governo estadual, deixando Rossoni sem adversário.

Maior bancada da Casa, o PMDB, com 13 deputados eleitos, chiou por não ocupar a primeira-secretaria, oferecida ao DEM, com Plauto Miró. Mais uma vez, Beto Richa resolveu o impasse, nomeou um deputado peemedebista para sua equipe (Luiz Cláudio Romanelli é secretário do Trabalho) e, consequentemente, o PMDB se contentou com a primeira vice-presidência (Artagão Júnior) e a terceira secretaria (Stephanes Júnior). Após todo esse esforço, Beto, mesmo prometendo não interferir na eleição da Mesa, não ia permitir que a construção fosse quebrada justo por um correligionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.