
Foi um encontro mais preocupado em fortalecer a disciplina e o exemplo aos militantes, que para debater possíveis soluções à inflação e outros lastres no caminho para a industrialização.
Para o recém estreado XI mandato, repetem no Bureau Político o subsecretário Truong Tan Sang, o premiê Nguyen Tan Dung e os ministros Phung Quang Thanh (Defesa) e Le Hong Anh (Polícia).
Também regressam o vice-premiê Nguyen Sinh Hung, os secretários do Partido na Cidade Ho Chi Minh e Ha Noi, Le Thanh Hai e Pham Quang Nghi, e To Huy Rua, chefe de Propaganda e Educação do órgão.
As cinco novas figuras do Bureau Político são Tran Dai Quang, Tong Thi Phong, Ngo Van Du, Dinh The Huynh e Nguyen Xuan Phuc, votados pelos 175 membros oficiais e 25 suplentes do Comitê Central.
Vários analistas consideraram que a ratificação de Tan Dung como membro do Bureau Político confirma seu caminho para um segundo mandato como premiê, depois de ter um 2010 particularmente difícil.
Os delegados aprovaram o Projeto de Estatutos, que incluiu poucas mudanças, a maioria de nomenclatura, para simplificar procedimentos e reforçar o papel reitor e regulador do Partido na sociedade.
O texto promoveu o espírito crítico e autocrítico, e defendeu-se dar maior poder aos comitês em níveis inferiores para denunciar violações disciplinárias e éticas entre os quadros superiores.
O próprio secretário geral que termina o mandato, Nong Duc Manh, admitiu que os militantes esperam mais de seus líderes e saudou todo apontamento que permita superar as insuficiência na direção partidária.
O veterano político estimou que este Congresso abre um novo período na construção de um Vietnã socialista, com um povo próspero que goze de um país forte, democrático, igualitário e civilizado.
Seu flamante sucessor, Nguyen Phu Trong, considerou que os debates dos últimos nove dias refletiram o caráter democrático do encontro e seu desejo de responder inevitavelmente aos interesses do povo.
Ratificou o compromisso da nova direção política do país com a soberania do país, seguindo com criatividade a ideologia marxista-leninista e a moral do prócer Ho Chi Minh.
Entre os desafios imediatos da organização destacam-se o freio à inflação e o encarecimento do custo de vida, e avaliar se renuncia a seu vertiginoso crescimento econômico para evitar uma eventual crise.
Depois deste Congresso, o Vietnã concentra-se nos preparativos do "Tet" (Ano Novo Lunar), em espera das eleições legislativas de maio, que definirão os cargos de presidente, premiê e titular da Assembleia Nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.
Não serão tolerados ataques pessoais.