terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A marota forma de ajuda de Luciano Huck

por Luis Nassif

Luciano Huck é sócio do Peixe Urbano, um site de compras coletivas. Em dezembro último, o apresentador da Globo usou o Twitter para tentar bater o recorde de vendas de cupons no site:

"O apresentador Luciano Huck – agora sócio do site de compras coletivas Peixe Urbano - usou pela primeira vez o Twitter para impulsionar a venda de cupons de desconto – e quase conseguiu o que queria: superar o recorde de vendas do site."

http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/12/08/luciano-huck-ja-usa-o-twitter-para-vender-seu-peixe/

Ontem, ele postou esta mensagem no Twitter:

Luciano Huck

"Quer ajudar, e muito, as vítimas da serra carioca [sic]. Via @PeixeUrbano, vc compra um cupom e a doação esta feita. http://pes.ca/gZ2Ibb"

http://twitter.com/#!/huckluciano/status/26377814122962944

A compra dos cupons, segundo o site, reverterá em benefício de duas ONGs que estão ajudando as vítimas das enchentes. Parece bonito, mas não é.

Primeiro, é necessário ir ao site do negócio de Luciano.

Depois, é preciso se cadastrar no site. E então comprar um ou mais cupons de R$10,00.

Ganha Luciano porque divulga o seu negócio (mais de 7.000 RTs até agora), cadastra milhares de novos usuários em todo o Brasil, familiariza esses usuários com os procedimentos do site, incentiva o retorno e aumenta absurdamente o número de cupons vendidos – alavancando o Peixe Urbano comercial, financeira e mercadologicamente. Além do ganho de imagem por estar fazendo um serviço público (li vários elogios nos RTs).

Sabe-se lá como será contabilizado ou fiscalizado o total recebido como doação e repassado para as duas organizações parceiras. O usuário não tem nem terá acesso a esses dados internos.

Supondo que todo o montante arrecadado chegue às vítimas, se for mesmo o que estou entendendo, trata-se da mais sórdida exploração da desgraça alheia que já presenciei em toda a minha vida.

As pessoas que estão doando seu dinheiro, seus produtos, seu tempo, suas habilidades e sua atenção aos desabrigados e às vítimas não estão pedindo nada por isso, não estão ganhando nada com seu gesto de solidariedade, não estão usando essa tragédia para obter nenhuma forma de lucro pessoal. Fazem o bem porque são humanas, ficaram chocadas com as imagens e as informações, se sensibilizaram com o sofrimento alheio. Ajudam por solidariedade, empatia e até por desespero.

E a maioria delas não tem quase nada na vida, em comparação com o apresentador da Globo.

De todas as iniciativas já divulgadas até o momento, só a de Luciano Huck visa primeiramente ao lucro pessoal, para depois, secundariamente, resultar numa ajuda social.

Quando um tsunami matou 200 mil pessoas no sudeste da Ásia, em 2004, recebi um e-mail de um escritor inglês pouco conhecido, no qual se fazia a oferta: "Compre um dos meus livros, e eu doarei 30% do valor para as vítimas da tragédia". Saí da lista do explorador barato na hora, mas a favor dele contava o número reduzido de destinatários da mensagem.

Luciano Huck tem 2.600.000 seguidores no Twitter: é este o público-alvo do seu apelo interesseiro. Pode não bater o recorde de cupons, desta vez, mas temo que tenha batido o recorde da safadeza. Aceito argumentos que me provem o equívoco dessa suspeita.

Depois dos R$24 milhões entregues pelo Estado à Fundação Roberto Marinho, dinheiro originalmente destinado à contenção de encostas e às obras de drenagem, mais esta. Turma da Globo, vocês pensam que estão apenas lucrando com as águas, mas na verdade podem estar brincando com fogo.

2 comentários:

  1. Anônimo26.1.11

    MAS QUE TREMENDO FDP ESSE HULK!!!

    ResponderExcluir
  2. diogocavour31.1.11

    Olá Luis,
    entrei nesse seu artigo por uma indicação (uma referência no facebook) de um amigo, que já havia comentado comigo sobre o seu trabalho como um meio interessante de mídia alternativa e crítica. Já por isso gostaria de dar os parabéns pelo seu trabalho.
    Agora quanto ao artigo em si eu gostaria de compartilhar minhas impressões sobre ele e sobre o assunto:
    Sou sempre a favor da transparência e da boa vontade à cima de qualquer coisa - coisa complicada de ser feita por quem trabalha e ganha a vida em qualquer negócio que se relaciona com a ideia de marketing (estudos e planejamentos em prol de uma maximização de lucros e visibilidade por meio de anúncios, propagandas, etc.). Por esse ponto, eu concordo com você que é uma doce ilusão para aqueles que se entusiasmam/dislumbram com a atitude do Hulk e do Peixe Urbano, e acho muito importante a sua alerta para os mecanismos capitalistas e maquiavélicos (sem tom pejorativo) dos quais a grande mídia cotidianamente utiliza para se manter grande.
    Mas por outro lado, eu também temo pela radicalização e pelo julgamento dessas questões. Dos males, sinceramente, eu acho o menor (esse caso). Acho que, ao menos, vale como mais uma tentativa de ajuda àqueles que estão precisando, além de colocar uma questão muito mais pertinente em destaque (muito melhor do que os descontos de depilação a laser oferecidos pelo site, qualquer assunto tratado no programa dele na globo, ou qlqr capítulo do bbb).
    Se ele se benefícia disso, bom pra ele, mas nem por isso deixa de uma boa iniciativa ao meu ver. Sem querer ser ofensivo, nem muito menos dizer que é a mesma coisa, mas, sendo assim todos nós de alguma forma deveríamos estar subjulgados à essa questão. Em certa perspectiva, basta pensar que você também está ganhando acessos pelo mesmo assunto e quanto mais acessos... enfim, isso você mesmo já falou. Não acho que a razão do seu site ser um meio de reflexão crítica e de proporções menores muda o fato que você de alguma forma se beneficia desses acessos em toda vez que você escreve um bom artigo ou mesmo cita um caso ou uma pessoa ou empresa famosa, nesse caso esses acessos são da mesma forma bons pra você. e pra todos que querem estimular seu trabalho e sucesso (o julgamento do que é bom ou ruim, acho que é outra história).
    Espero que não me leve a mal, até pq sinceramente só escrevi tanto, pois achei que seria lido, respeitado e considerado de alguma forma - não faria o mesmo com o Hulk.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.