sexta-feira, 15 de julho de 2011

Metendo os Peitos: Análise da 9ª Rodada

Final de semana desastroso para o esporte nacional. Perdemos no vôlei masculino para a Rússia, na final da Liga Mundial. Na Copa do Mundo do futebol feminino fomos eliminados pelos Estados Unidos nas quartas de final e no masculino sub-17 ficamos com o quarto lugar. Na Copa América a seleção ainda não engrenou, conseguindo apenas um empate nos últimos minutos contra o Paraguai. Apesar das catástrofes, anunciadas ou não, duas torcidas têm bons motivos para comemorar. Flamengo e Corinthians estão conseguindo manter boas sequências e ocupam o topo da tabela atual. A nona rodada não foi tão emocionante nem recheada de gols, mas o equilíbrio esperado se concretizou na maioria das partidas. A média de gols caiu bastante em relação às outras rodadas, dessa vez foram apenas 18 em 10 partidas.

Atlético-PR 0 x 0 Avaí – O jogo entre o pior ataque e a pior defesa do Campeonato não passou de um empate sem gols. Resultado emblemático para as duas equipes que não conseguem vencer e seguem juntas nas últimas colocações da tabela. Apesar de criarem chances, os times não têm acertado as finalizações e seguem agonizantes na competição.

São Paulo 2 x 1 Cruzeiro – O São Paulo conseguiu se reencontrar com a vitória. Após três derrotas consecutivas o time voltou a jogar bem e alcançou os três pontos no confronto com o Cruzeiro. Saiu Carpegiani, entrou Rivaldo, Marlos jogou bem e o Tricolor ganhou uma semana mais tranquila pela frente. Do lado cruzeirense, Joel teve sua primeira derrota e deve ter esbravejado muito com a defesa do time, além de continuar sem titulares absolutos na frente, onde Wallyson, Thiago Ribeiro, Brandão e Ortigoza ainda tem muito a provar em efetividade.

Vasco 2 x 0 Internacional – Como o Cruzeiro, o Inter era considerado um visitante muito perigoso nessa rodada, mas da mesma forma que o time mineiro, o gaúcho não impôs isso em campo. Mesmo sem fazer uma partida brilhante o Vasco foi superior e conseguiu acabar com o jejum de vitórias diante da torcida. Destaque para a ótima apresentação, novamente, de Juninho Pernambucano, que além das belas cobranças de falta demonstrou muita garra e boa forma física. Como havíamos alertado, o meio campo Colorado sofre muito com a falta de Oscar, o que deve dar ainda muita dor de cabeça para Falcão, pelo menos até o fim do Mundial Sub-20.

Fluminense 0 x 1 Flamengo – Acertamos o vencedor do clássico, mas quem pressionou a maior parte do tempo foi o Fluminense. O time das Laranjeiras chegou a ficar com quatro atacantes em campo, mas nem assim conseguiu marcar e foi derrotado pela maior objetividade Rubro-Negra. Com um gol de cabeça marcado por Willians, o Flamengo segue em segundo lugar e confiante, pois ganhou mais uma mesmo sem fazer uma boa partida e sofrendo grande pressão do adversário.

Grêmio 2 x 0 Coritiba – O Tricolor Gaúcho conseguiu espantar a crise e fazer as pazes com a torcida. Mesmo sem apresentar grandes melhoras, o time soube surpreender o adversário e ser efetivo nas chances criadas. O primeiro gol veio de um cruzamento do zagueiro Mário Fernandes para a cabeçada perfeita do pentacampeão Gilberto Silva, estreante pelo Grêmio. O segundo tento foi marcado por André Lima, após o corta luz inteligente de Douglas o atacante ficou livre para chutar e cravar a vitória Tricolor. Como previmos, a atuação dos goleiros foi decisiva na partida. Edson Bastos fez pelo menos duas defesas difíceis, mas quem salvou o seu time mesmo foi Marcelo Grohe, que afastou com propriedade os chutes perigosos do adversário.

Atlético-GO 0 x 1 Corinthians – O Corinthians segue líder da competição, e assim como o Flamengo fez nessa rodada, mostrou novamente sua capacidade de vencer mesmo sem jogar melhor que o adversário. O time paulista até criou boas chances, mas aceitou a marcação do adversário a maior parte do tempo, e depois de marcar seu gol fechou-se para segurar a vitória. O gol marcado por Willian surgiu de um belo passe de Danilo, que deixou o atacante sozinho para driblar o goleiro e marcar. O jogo teve ainda um lance polêmico, onde Julio César fez uma defesa incrível, mas a bola pareceu ter entrado no gol. Impossível afirmar, mas o juiz não deu o gol e o Dragão segue sem vencer desde a quarta rodada.

Bahia 1 x 1 Botafogo – Mais um empate para as duas equipes. Junto com o Flamengo, Bahia e Botafogo agora são os times que mais empataram na competição. O jogo foi movimentado e os protagonistas foram os odiados e renegados. Pelo Botafogo o gol foi marcado por Elkeson, ex-jogador do Vitória, o atleta comemorou com uma dancinha homenageando o ex-time e irritando ainda mais a torcida Tricolor, que já o vaiava muito. Mas o Bahia voltou melhor para o segundo tempo e descontou, pois foi Fahel, ex-jogador do Botafogo e odiado pela torcida Alvinegra, quem marcou para o time da casa. O Tricolor continua devendo uma vitória à torcida e o time de General Severiano perdeu mais uma chance de chegar ao G4.

Palmeiras 3 x 0 Santos – Quando acabou o primeiro tempo no Pacaembu a torcida Alviverde devia pensar – “Três vira e seis acaba”, tamanha a superioridade do Palmeiras em campo. Mas a equipe de Felipão não tripudiou do adversário, seriamente desfalcado, e se contentou com os três gols e os três pontos. Muricy, como de costume após as derrotas, saiu com cara de poucos amigos e soltando farpas contra a imprensa. Quem deve ter escutado as piores foram os garotos do Peixe, esses sim merecidamente, pois o jogo foi sofrível para eles.

Atlético-MG 2 x 0 América-MG – O Galo das Alterosas jogou bem e conseguiu quebrar a sequência ruim em que se encontrava. Apesar de continuar desperdiçando muitas boas chances de marcar, o time soube aproveitar os espaços deixados pelo adversário e respira mais aliviado essa semana. Para o desagrado de muitos torcedores do São Paulo, que esperavam mais uma derrota atleticana e a demissão de Dorival Jr., o cobiçado técnico Alvinegro permanece no clube. Já no América o clima é tenso e o técnico não resistiu. As vitórias não acontecem e o caminho de volta à série B parece claro, mas o time apostará agora na chegada de Antônio Lopes para fugir desse fantasma.

Figueirense 1 x 1 Ceará – Dissemos que não seria surpreendente se o primeiro tropeço do Figueira em casa fosse nesse confronto. Dito e feito, a equipe catarinense sofreu pra buscar o empate com o Ceará em seu estádio, que ainda não havia presenciado empates ou derrotas do time da casa. O jogo não foi merecedor de elogios, mas os dois times já provaram que são “encardidos” e que devem continuar beliscando pontos importantes dos adversários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.