sábado, 16 de julho de 2011

Metendo os Peitos: Prognósticos da Rodada

por Carolaine

A décima rodada do Brasileirão começa neste sábado e vai até quarta-feira, em razão do jogo da seleção pela Copa América. Os seis primeiros times da tabela se enfrentarão nessa rodada, o que deve garantir pelo menos três bons jogos, mas a briga no miolo da classificação também é grande.

Jogos de sábado:

Vasco x Atlético-PR – O Atlético nunca ganhou do Vasco no Rio de Janeiro pelo Campeonato Brasileiro. O time paranaense precisa muito da vitória, mas alcançá-la nessa rodada é improvável, não apenas pelo tabu, mas pela fase complicada que se arrasta no clube desde o início da competição. Apesar de a equipe ser uma das que mais chuta a gol, o Furacão não tem acertado o alvo e carrega a lanterna, enquanto o Vasco joga sem grandes preocupações, já com a Copa do Brasil na conta e uma vaga para a Libertadores assegurada. Além disso, o time da Colina finalmente deixou Diego Souza no banco e deu a vaga dele para Bernardo, muito mais participativo e perigoso. Os Cruzmaltinos também aproveitam o retorno de Juninho Pernambucano, que tem jogado bem e liderado o time dentro de campo. O jogo não deve ser fácil, mas acreditamos na manutenção do tabu.

Coritiba x Fluminense – Jogando no Couto Pereira o Coritiba é favorito e deve partir pra cima do adversário. Com todo ímpeto ofensivo que lhe é característico em seus domínios, o time contará com o retorno de Rafinha, destaque na temporada ao lado de Marcos Aurélio, o que anima a torcida que deseja rever as grandes atuações da dupla. O Fluminense também terá um retorno importante no meio de campo; Deco treinou bem durante a semana e deve voltar no decorrer desta partida. O jogo pode ter um gostinho de revanche para a torcida, que assistiu o rebaixamento do Coxa em pleno centenário justamente contra o time das Laranjeiras.

Atlético-GO x Avaí – As duas equipes estão na zona do rebaixamento da tabela e devem endurecer o jogo para buscar a recuperação. O Dragão não vence a cinco partidas e leva vantagem por jogar diante da torcida, mas o Avaí tem conseguido arrancar alguns empates jogando como visitante e pode surpreender. O time de Goiás ainda oscila muito entre boas e más atuações, porém para este confronto deve dar seu máximo, pois ambos brigarão pela permanência na Série A diretamente.

Santos x Atlético-MG – O desfalcado time de Muricy receberá o Galo pretendendo fazer valer a pressão dentro da Vila Belmiro. O técnico já deu a entender que a briga pelo título esse ano está distante da realidade, no entanto a posição próxima aos últimos na tabela incomoda. O time passa por grandes dificuldades com a falta de titulares e a necessidade de improvisar jogadores fora de suas posições de origem, mas a presença de Borges na área é sempre perigosa e a torcida contará com ele para ajudar a espantar a má fase. No time mineiro o clima está mais leve depois da vitória sobre o América na última rodada. Dorival ganhou novo fôlego no comando e deve deixar de lado a amizade com Muricy para buscar os três pontos sobre seu ex-time. As duas equipes buscam afirmação e se o Santos deixar a preguiça de lado pode dificultar a recuperação do Galo.

Jogos de domingo:

Internacional x São Paulo – Em casa o Inter tentará esquecer a derrota sofrida nesta quinta-feira para o líder do Campeonato. Com pouco tempo entre uma partida e outra, além de alguns desfalques importantes (Zé Roberto, Oscar e Juan), o time de Falcão precisará vencer se quiser permanecer no topo da tabela. A tarefa não será fácil, pois o Tricolor está se recuperando após a saída de Carpegiani. Com Rivaldo, Casemiro e a estreia de Cícero, o visitante promete dar trabalho e manter a superioridade que possui no histórico do confronto.

Ceará x América-MG – O torcedor do Vozão jura que a “carroça desembestou novamente!” e deve lotar o estádio neste domingo. O Ceará já mostrou sua força no PV diante de grandes times e dificilmente será surpreendido pelo América. Antônio Lopes ainda não teve tempo hábil para corrigir as falhas, principalmente na defesa, e o Coelho deve sofrer mais uma derrota.

Cruzeiro x Bahia – Promessa de um bom jogo na Arena do Jacaré. O Cruzeiro sofreu uma derrota na última rodada, mas o time não deve se abalar e vai pressionar o Tricolor Baiano para sair do meio da tabela. Wallyson e Ortigoza devem ser os centroavantes, já que Thiago Ribeiro está machucado, e juntamente com Montillo terão a tarefa de estragar a boa fase do zagueiro Paulo Miranda e do goleiro Marcelo Lomba. Joel Santana deve reforçar a defesa para tentar neutralizar os contra-ataques comandados por Jobson, além de ficar atento ao retorno de Carlos Alberto.

Jogos de quarta-feira:

Palmeiras x Flamengo – Mais um jogo que promete grandes emoções, a disputa entre o segundo e o quarto colocados da tabela deve ser acirrada. A defesa Alviverde não toma muitos gols como mandante e terá o titular Thiago Heleno de volta após cumprir suspensão. No ataque ainda não existem confirmações sobre Kleber, mas após a chegada de Maikon Leite já ficou provado que o clube não precisa tanto assim do Gladiador. No Flamengo os resultados tem sido bons mesmo quando o time não atua tão bem. A equipe encontrou o equilíbrio e aparece com boas chances de disputar o título, principalmente se puder contar com os insights brilhantes de Ronaldinho de vez em quando.

Botafogo x Corinthians – Partida muito aguardada e que deve concentrar os secadores de plantão na rodada. O Corinthians já começa a se isolar na liderança, atraindo assim toda sorte de torcedores para o seu rival da vez. O time de Caio Júnior conseguiu apenas um empate na última rodada e deve correr agora atrás do prejuízo, mas para isso terá de passar pela melhor defesa do Campeonato. Com a estreia de Renato e o já conhecido talento de Elkeson, o Botafogo promete dar trabalho a Júlio César, mas terá que tomar muito cuidado também na defesa. Apesar de marcar poucos gols (excetuando aqui o surpreendente 5x0 sobre o São Paulo) o ataque do time do Parque São Jorge é perigoso e a briga para manter distância na frente deve inspirar os jogadores. Jogo difícil e sem um grande favorito.

Figueirense x Grêmio – Após conseguir apenas um empate na última rodada, a fama de carrasco do Figueirense dentro do Orlando Scarpelli foi abalada. O time de Jorginho sofreu muito para alcançar a igualdade no placar contra o Ceará e deve ter mais uma boa dose de dificuldade agora contra o Grêmio. É certo que o Tricolor Gaúcho ainda não está forte como poderia, mas as chegadas de Julinho Camargo e Gilberto Silva já surtiram efeito e o clube respira aliviado. Não esperamos jogo fácil pra ninguém, mas o favoritismo já não pesa tanto para os donos da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.