segunda-feira, 4 de julho de 2011

Vice da Venezuela diz que Chávez não correu risco de morte

O vice-presidente da Venezuela, Elías Jaua, afirmou neste domingo que o presidente Hugo Chávez, operado em Cuba por causa de um tumor, nunca correu risco de morte. Ele diz ter confiança de que Chávez irá se recuperar para tentar a reeleição em 2012.

"Independentemente da seriedade da doença, a sua vida nunca esteve em risco", disse Jaua numa entrevista ao jornal "El Universal".

"Felizmente em nenhum momento estivemos diante da possibilidade de uma ausência definitiva do presidente", acrescentou.

O vice-presidente disse acreditar que Chávez poderá recuperar a sua saúde e seguirá sendo o candidato do PSUV (Partido Socialista Unido) nas eleições de 2012, embora ainda não tenha uma data de retorno ao país.


Imprensa oficial cubana divulga fotos de caminhada de Hugo Chávez em roupas esportivas em Havana

A TEMPO

O ministro de Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, disse hoje que foi retirado por "completo" e "a tempo" o tumor que o presidente tinha na região pélvica.

Maduro afirmou que células cancerígenas se encontravam na região pélvica e não no cólon ou no intestino.

"O tumor foi detectado a tempo, foi retirado por completo. Foi iniciado um processo quase milagroso, ascendente, de recuperação física, de sua força, de sua saúde", disse Maduro em uma entrevista ao canal Televen.

O chanceler venezuelano destacou que os órgãos do presidente estão perfeitos depois da segunda operação a que foi submetido em Havana para extração do tumor.

CIRURGIAS

A primeira cirurgia, no dia 10 de junho, foi para retirada de um abscesso pélvico.

Maduro afirmou que foi "uma operação profunda" e "bastante forte" para extrair um "tumor abscesado completo", que durou mais de seis horas e foi realizada por uma equipe de especialistas cubanos e venezuelanos que estão entre os melhores do mundo.

Maduro citou que participaram do processo oncologistas, patologistas, microbiólogos e proctologistas.

O chanceler disse que o resultado das análises mostraram que as células cancerígenas estavam no mesmo lugar do abscesso e "não estavam no intestino".

O chanceler acrescentou que nos primeiros quatro ou cinco dias a recuperação de Chávez foi lenta e depois desse período ele começou a caminhar e a cumprir uma dieta e um plano médico que estão levando a um franco processo de recuperação.

RETORNO

O vice-presidente da Venezuela estimou que Chávez pode seguir governando o país a partir de Havana (Cuba), onde recebe tratamento médico, por até seis meses.

"Estamos absolutamente seguros, para desagrado da oposição, que o presidente estará aqui antes de 180 dias", disse, sem dizer quando retornará.

Na sexta-feira, Chávez participou, por telefone, de programa na TV cubana, com transmissão simultânea pelas emissoras estatais venezuelanas, e afirmou que a superação da doença o fortalecerá.

"Estamos muito otimistas", disse o presidente de 56 anos, com voz firme, na primeira declaração desde que revelou ter câncer. Chávez agradeceu pelas mensagens de apoio e contou que havia conversado com os presidente Rafael Correa (Equador), Evo Morales (Bolívia) e Cristina Kirchner (Argentina).

CAMINHADA

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, fez na sexta-feira uma caminhada de 10 minutos por recomendação médica em Havana, onde foi operado por um tumor.

Fotos da breve caminhada foram divulgadas neste domingo pela imprensa estatal cubana.

"O presidente Hugo Chávez foi fotografado na manhã de 1º de julho quando fazia a caminhada de 10 minutos indicada pelos médicos como parte da rotina para sua recuperação", afirma o site oficial "Cubadebate.cu", que publicou quatro fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.