quarta-feira, 6 de julho de 2011

Metendo os Peitos: Prognósticos da Rodada

por Carolaine

A oitava rodada começa nesta quarta-feira e teremos alguns confrontos emocionantes. Os times mais sufocados do Campeonato enfrentarão equipes em pleno crescimento, mas alguns confrontos prometem muito equilíbrio. Dependendo de alguns resultados poderemos assistir a queda de mais alguns técnicos nesta rodada.

Internacional x Atlético-PR – O time gaúcho vem de duas goleadas e contará com o apoio da torcida no Beira Rio, mas terá também alguns desfalques importantes. Sem Oscar, Juan (ambos na seleção sub-20), D’Alessandro (suspenso) e Tinga (machucado), Falcão deve escalar uma equipe recheada de reservas. Mas nem por isso o trabalho do Atlético será mais fácil. A equipe paranaense segue em péssima fase e ainda não contará com a presença do novo técnico Renato Gaúcho e nem com Morro Garcia no ataque. O jogo deve ser duro e de muita marcação por parte dos visitantes, pelo menos no começo. Como vimos na partida onde enfrentaram o Fluminense, os Rubro-Negros não tem conseguido manter o ritmo e o ânimo após começarem atrás no marcador. Se mantiverem essa postura a chance do Inter cravar a terceira goleada seguida é grande.

Cruzeiro x Grêmio – A Raposa finalmente parece ter engrenado no Brasileirão. Sob o comando de Joel Santana o time conquistou todos os pontos disputados e ocupa agora a décima colocação na tabela. Buscando a continuidade desse bom trabalho o time de Minas receberá o Grêmio, que apesar da proximidade na tabela está em um momento totalmente diferente do vivido pelo adversário. O Tricolor Gaúcho não tem obtido bons resultados, perdeu o técnico-ídolo e ainda não tem uma escalação padrão no Campeonato. A estréia de Julinho Camargo no comando da equipe promete ser difícil. O ex-auxiliar de Falcão não poderá contar com Douglas e William Magrão (suspensos), além de conviver ainda com dúvidas sobre a recuperação dos lesionados Escudero e Lúcio.

Avaí x Bahia – Jogo que promete muita movimentação e trabalho para os goleiros. No gol catarinense teremos a estréia de Felipe (vindo do Santos) no lugar de Aleks, convocado para a Sub-20. O Avaí mostrou alguma evolução na última partida, mas para convencer precisa de uma vitória. O Bahia, depois de um começo ruim, vem evoluindo e mostrando que tem força para brigar pela permanência na Série A. O Tricolor tem atuado bem fora de casa nas últimas rodadas e René Simões promete manter a ofensividade do time. Além do retorno dos titulares, que ficaram de fora do confronto com o Corinthians, a equipe baiana confia em Marcelo Lomba, que tem executado defesas dificílimas na competição.

Corinthians x Vasco – O Corinthians buscará manter a boa fase e a liderança do Campeonato, conquistada mesmo com um jogo a menos. O trem-bala vascaíno vem de uma derrota em São Januário e precisa se recuperar do baque, se quiser permanecer na metade de cima da tabela. O técnico Ricardo Gomes confirmou a estreia de Juninho Pernambucano na partida, animando a torcida carioca que confia nas cobranças de falta do ídolo. Promessa de uma boa partida no Pacaembu.

Ceará x Atlético-MG – Jogo difícil em Fortaleza. As duas equipes vêm de derrotas, no entanto, se existe crise ela é maior em Minas. O Galo não vence desde a segunda rodada e já preocupa. As duas últimas derrotas foram por goleada; Flamengo e Inter fizeram quatro gols cada e agora a titularidade do goleiro Renan Ribeiro já não é certa. Dorival ainda não encontrou a formação ideal para o time, que assim como o Grêmio acaba sofrendo com a falta de continuidade e entrosamento dentro de campo. O Ceará costuma jogar bem como mandante e mesmo sem Washington (suspenso) e Iarley (rescisão de contrato) deve incomodar a defesa atleticana e pressionar pela vitória. Não descartamos a possibilidade de reação do time mineiro, que pode voltar a apresentar o bom futebol das primeiras rodadas a qualquer momento, mas atualmente o favoritismo soa mais alto para o Ceará.

Flamengo x São Paulo – Mais um jogo que gera grandes expectativas. Assim como o confronto entre o atual líder e o campeão da Copa do Brasil, a partida entre Flamengo e São Paulo é uma das mais esperadas da rodada e também de difícil previsão. Apesar da atual fase do Tricolor não inspirar confiança, a defesa Rubro-Negra também tem mostrado muitas falhas. A entrada do volante Airton no time titular pode proteger mais a zaga do time de Luxemburgo, além de liberar Renato para atuar mais próximo do ataque, justamente onde ele gosta de jogar. A disputa promete ser boa também no meio de campo, onde se enfrentarão dois dos maiores ladrões de bola do Campeonato; Willians e Wellington. O garoto são-paulino promete grudar em Ronaldinho e diminuir a carga sobre a sofrida defesa de seu time.

Botafogo x Atlético-GO – Apontado como um dos favoritos da rodada, o Botafogo, assim como o Corinthians, Palmeiras e Figueirense, tem 100% de aproveitamento jogando em casa. Embalado pela última vitória, em pleno Morumbi e com a ajuda de um frango de Rogério Ceni, o time de Caio Jr está em ótima fase. A equipe deve entrar empolgada e pronta para estender a agonia do Rubro-Negro do Cerrado, que não vence desde a goleada aplicada no Ceará, na quarta rodada.

Coritiba x Figueirense – Jogando novamente no Couto Pereira, o Coxa receberá o Figueirense, adversário complicado e um tanto imprevisível. Nas partidas fora de casa o time catarinense tem sido muito irregular, ora optando pela retranca (como contra o São Paulo), ora pelo ataque (contra o Vasco), o que gera incertezas sobre a postura do adversário. Mas de qualquer forma, a postura do Coritiba é que não pode mudar; deve buscar a vitória e deixar para trás o início ruim na competição. Apesar dos desfalques e constantes trocas no grupo titular, a equipe tem entrosamento e qualidade para garantir a vitória em casa, mas deve dar mais atenção ao setor defensivo, que foi vazado em todas as rodadas e pode comprometer a reabilitação da equipe.

América-MG x Palmeiras – O América vem de uma derrota injusta frente ao Santos. Em jogo disputado no último sábado, mas válido pela sexta rodada, o Coelho jogou bem e dominou a partida, mas foi infeliz nas finalizações e no gol contra marcado para o adversário. A equipe de Mauro Fernandes buscará a recuperação contra o Palmeiras, mas enfrentará um time regular e muito bem acertado por Scolari, que mesmo sendo o visitante é dono do favoritismo. O Alviverde ocupa a terceira colocação na tabela e brigará para manter-se no G4, além de ganhar novo ânimo com a boa estreia de Maikon Leite no último jogo. Mais uma boa nova ainda surgiu essa semana: o clube divulgou um pré-contrato assinado com o atacante argentino Martinuccio, finalista da Libertadores pelo Peñarol do Uruguai, o baixinho será certamente um grande reforço para a equipe.

Santos x Fluminense – A partida foi adiada para o dia 24/08, para o desagrado de Abel Braga, que desabafou criticando ferozmente a “organização” do Campeonato. A princípio alegando a prioridade da disputa da Libertadores, e depois o excesso de desfalques por conta da Copa América e do Mundial Sub-20, esta já é a terceira partida que o Santos consegue adiar na competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.